[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Os principais projetos em andamento e a situação em que se encontram


 

Projeto TAPP – Turbina Aeronáutica de Pequena Potência


Projeto, fabricação, ensaios e desenvolvimento de uma turbina a gás para aplicação em aeronave telecomandada, com tração de 5 kN

Estado atual: fabricada; instalada no banco de testes do CTA; realizados ensaios de calibiração iniciais; revisão após primeira fase de ensaios; preparada para continuidade de ensaios de desempenho. Fabricada uma segunda turbina, incluindo modificações decorrentes dos ensaios do primeiro motor. Continuação dos ensaios em banco para verificação de desempenho.


Projeto TJ5 – Laboratório de Turbinas


Especificação e implantação de instalações de ensaios de componentes de turbinas a gás

Estado atual: definidas as características das instalações de um conjunto de bancos de ensaios para turbinas a gás; preparados os requisitos para contratação de projeto executivo do banco de ensaios de compressor e de sobrevelocidade, incluindo instalações civis; licitação em fase de cancelamento e lançamento de novo edital.


Projeto Compressor Centrífugo para Gases em Geral


Projeto de compressor centrífugo para bombeamento de gases em geral.

Estado atual: procedimentos 1-D, 2-D e 3-D definidos; estimadas características de desempenho de um compressor projetado; resulados obtidos de acordo com o esperado.


Projeto Compressor Inteligente


Identificação de parâmetros e de conceitos de projeto, operação e de controle, que permitam projeto, fabricação e operação de compressores axiais no limiar de bombeamento

Estado atual: desenvolvimento de programa computacional de simulação de desempenho de compressor axial de alto desempenho, com inclusão de partes lógicas controladas por inteligência artificial e conhecimentos prévios.


Projeto Simulador de Desempenho de Turbinas a Gás de Alto Desempenho


Modelar turbina a gás de geometria qualquer, operando em regime permanente, regime transitório e com geometria variável.

Estado atual: operacional, com capacidade de, em qualquer condição de operação:

a) estimar desempenho do motor instalado em aeronave para segmentos mais comuns (taxi, roll, climb, cruise, descent, approach, landing)

b) estimar ruido gerado pelo motor

c) estimar emissões quando operando em qualquer atmosfera

d) estimar a influência de geometria variável de compressor, turbina, bocal propulsor

e) estimar degradação de desempenho e, a partir de medições em campo, identificar a origem dessa degradação

f) estimar desempenho do motor, incluindo emissões, quando utiliza combustiveis líquidos, gasosos ou mistura deles, Implementados combustíveis e seus componentes mais usuais.


Projeto Estimativa de Ruído em Turbinas a Gás


Identificar fontes de ruído e meios de estimar o nível de ruído de turbinas a gás, tanto através de modelos baseados em dados experimentais como em modelos que utilizam resultados de cálculo de escoamentos na turbina a gás (CFD)

Estado atual: modelo baseado em dados experimentais implementado no programa de cálculo de desempenho de turbinas a gás; aplicação ao caso da turbina TAPP.


Projeto Mestrado Profissional em Turbinas a Gás


Curso de mestrado profissional com a finalidade de uniformizar o conhecimento básico de um grupo de 20 alunos-bolsistas em 2 anos, com dedicação integral dos alunos

Estado atual: Bolsas patrocinadas pela VSE Soluções em Energia. Curso concluído em fevereiro de 2012, com 19 bolsistas; todos os alunos do curso tiveram suas dissertações defendidas e aprovadas. Primeira turma encerrada.


Projeto Estimativa de Emissões em Turbinas a Gás


Modelar uma câmara de combustão de turbinas a gás visando a projeto e estimativa de emissões quando são usados combustíveis alternativos

Estado atual: operacional para combustíveis líquidos e gasosos de composição qualquer; aplicações a câmaras anulares, tubulares e tuboanulares; aplicação a uma câmara de combustão tubular para uso de biogás com cerca de 60% de metano.


Projeto CO2Zero


Projeto envolvendo diversas instituições internacionais visando a uniformizar o conhecimento dos fenômenos que ocorrem quando da geração de energia elétrica com turbinas a gás e células de combustíveis, relatar o estado da arte e propor ações a serem tomadas. Financiamento da parte do ITA pela Comunidade Européia.

Estado atual: início não autorizado pelo ITA

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]